Galeria Ouvidor
Conheça um pouco mais sobre a história da Galeria Ouvidor
Galeria Ouvidor BH
Os 60 anos da Galeria Ouvidor celebra a mudança na ocupação e aproveitamento do espaço do Centro de BH e sua função comercial e prestadora de serviços
Denise Russo e Ana Clara Russo
O primeiro grande centro comercial da capital mineira foi inaugurado em março de 1964, em meio ao processo de verticalização do Centro de BH, uma tentativa bem-sucedida de reocupação comercial no Centro de BH, já que na década de 60 a função do Centro como prestador de serviços superaria a sua função comercial. Desde seu lançamento teve um mix de lojas comerciais e serviços diferenciados, conhecido na cidade como um lugar onde se encontra de um tudo.
A Galeria Ouvidor foi capaz de firmar-se como um ponto de negócio altamente frequentado e próspero no centro de Belo Horizonte. Situada onde anteriormente o Hotel Globo se localizava, ela foi construída através do investimento de famílias da elite belo-horizontina da época, sendo algumas delas a Kubitschek, Mancini, Mahomed, entre outras.
Primeiro croqui da Galeria Ouvidor 1962
Década 60
A história da Galeria reflete tendências comerciais das décadas que se passaram e espelha a evolução da cidade e da comunidade belo-horizontina. Durante os anos 60, a Galeria Ouvidor teve uma clientela predominante da elite local, e as mercadorias circulantes mais comuns eram produtos importados, joias e vinis. Nesse período também foi aberto o salão do Nero, o primeiro salão unissex da cidade.
Década 70
Quando se trata dos anos 70, conhecidos como “os anos de ouro” da Galeria, os importados cederam espaço às lojas de roupa, alfaiatarias, sapatarias, artigos de couro, concertos e alta costura, ademais da continuidade do destaque às joias. Mesmo com a permanência da elite como público fiel do local, durante esse período observou-se a integração de outras classes sociais como clientela da Galeria Ouvidor, devido à visitação de jogadores de futebol, jovens e “hippies”. Um artigo de vestuário que marcou a época foi a calça boca de sino. Historicamente, esse período dentro do cenário nacional foi marcado pelo “Milagre brasileiro”, a conquista da terceira taça da copa do mundo.
Década 80 e 90
Ao mirar os anos 80, destaca-se a fase dos chapeados e das peças banhadas em ouro. Tendo em vista que essa década foi marcada por hiperinflação e reestruturação dos empregos, toda a conjuntura varejista dentro do estabelecimento se moldou às necessidades e ao bolso do cliente.
Fachada Galeria Ouvidor. Fonte: 17.159_5-5p5. Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH
Década 90, 2000 2 2010
Os anos 90 foi caracterizado pela comercialização de bijuterias e ítens de artesanato, embalagens, essências, artigos para casamento, aniversários e artigos populares, catalisados também pelo surgimento e crescimento da Feira Hippie e pela maior instalação de lojas de luxo em shoppings.
Década 2000 e 2010
Essa tendência dos anos 90 perdurou até os anos 2000 e à atualidade, acrescentando-se a onda de 2010 em diante de lojas de cabelo e perucas.
Ganha força a comercialização de peças para artesanato e bijuterias.
Área Construida da Ga;eria Ouvidor
2024
Somos considerados como um espelho da cidade, refletindo as mudanças nas formas de organização e consumo de Belo Horizonte ao longo dos anos.
Neste momento em que o hipercentro de BH está em transformação, em mudança na sua função na cidade, a Galeria Ouvidor também está em transformação, e se posiciona como Centro da Economia Criativa belo-horizontina por essência. Temos aqui um grande mix de lojas comerciais no setor de jóias, jóias artesanais, artesanato, cabelo, semi-joias, essências, embalagens, óticas, relógios, artigos para decoração, tecidos, sex shops, vestuário, calçados, alfaiates, aluguel de roupas, agência de viagens, agência de comunicação, molduras, e vamos resgatar nossa função de lazer e gastronomia que eram bem fortes nas décadas de 70 e 80. Nos sentimos honrados por fazer parte da capital com o povo mais acolhedor do Brasil, que tem muita história e por isso vamos também nos posicionar como espaço turístico do Centro de BH.
Vamos seguir firmes sendo parte da história da cidade, do comércio e lazer de BH!